Importância da Relação entre Netos e Avós

Photo by Ekaterina Shakharova on Unsplash

Quem vê a convivência do filho com os avós, sabe o que a frase “os avós estragam a criança” significa. É comum ver os avós se declinarem do papel de serem os principais educadores e não limitar na hora de mimar o pequeno. É uma verdadeira cumplicidade com o neto. Apesar disso, a realidade é que nada é estragado, pelo contrário, a relação entre os netos e avós é importante para ambas as partes e extremamente benéficas em muitos aspectos.

Auxílio na Criação

Seja na hora de visitar, ou para cuidar quando os pais estão trabalhando, os avós sempre estão por perto, para prestar assistência. Algo vantajoso, visto que, segundo pesquisas, a criança que tem contato constante com os avós, tende a ser mais generosa, bondosa e com menores taxas de ansiedade e depressão quando crescem. Já os avós, é comprovado na mesma pesquisa, que são mais saudáveis psicologicamente, menos depressivos e com menor chance de sofrer distúrbios cognitivos

Aprendizado e muitas histórias 

Pense na diferença de idade e contexto históricos entre o seu filho e os avós dele. Quantas histórias da família, de outras épocas e conhecimentos que os anciãos da família podem passar. Como a criança está inserida em uma realidade totalmente diferente, na qual a interação com outras pessoas tem sido cada vez mais virtual, contato com o passado também pode ensinar sobre valores, respeito, ética e moral.

Vínculos Familiares  

As famílias mudaram em questão de formato e de tamanho. Atualmente, é comum filhos únicos terem poucos tios, primos ou simplesmente pouco contato com esses familiares. No meio disso, ter um avô ou avó presentes são as melhores fontes para ampliar os vínculos afetivos além do ambiente familiar de casa.  

Memórias

O quão gostoso é lembrar que uma parte da sua infância foi recheada com aqueles almoços de domingo com a família toda reunida. Tios, primos e os avós lá presente em volta da mesa. Não há nada igual a esses momentos de confraternização familiar. Manter o seu filho perto dos avós é permitir que ele também crie essas memórias afetivas e aprenda sobre a importância da família.

Essas foram algumas das muitas vantagens em manter uma relação saudável entre netos e avós. Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, nos siga nas redes sociais.